sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Um ano sem Hélio Gracie, e uma menção honrosa á Carlson Gracie e Bob Shamrock!

(Mestre Hélio Gracie com sua faixa Vermelha)
.
(Com os filhos Rorion e Royce, que alavancaram o UFC)
.
O ano de 2009 ficou marcado na mídia por grandes perdas, com a ida dos astros Patrick Swayze, Michael Jackson, o dublador Herbert Richards, o locutor Lombardi e até a atriz Leila Lopes. Mas a maior perda para a comunidade mundial das lutas foi a de um dos maiores lutadores de todos os tempos, o nosso lendário Hélio Gracie. Ele faleceu devido a complicações pulmonares (pneumonia) causada por uma leucemia.
.
Quando jovem, Hélio Gracie era fraco fisicamente e não tolerava grandes esforços, então ele adaptou o jiu-jitsu de maneira que a técnica superasse a força, criando uma variação brasileira da arte chamada Brazilian Jiu-Jitsu. Através de desafios á praticantes de outras lutas, geralmente maiores e mais fortes, os Gracies provaram que o jiu-jitsu era fundamental numa luta sem regras. Mais tarde os desafios sem regras conquistaram público e se profissionalizaram, ganhando o nome de Vale-Tudo ou MMA (Mixed Martial Arts).
.
O jiu-jitsu (arte-suave) foi criado a partir de uma variação do judô de Jigoro Kano, com ênfase na parte de chão. Ele foi trazido do Japão para o Brasil por Mitsuyo Maeda (conde Koma). Aqui ele ensinou a arte á Carlos Gracie, que repassou ao seu irmão Hélio Gracie, ao seu filho primogênito Carlson Gracie, e assim por diante, até tornar a família uma potência no esporte. Depois dois dos filhos de Hélio, Rorion e Royce, fizeram o esporte explodir junto com o MMA no Ultimate Fighting Championship. Rorion atuou como idealizador do evento junto á empresários dos EUA, e Royce atuou como lutador, finalizando profissionais maiores que ele, como Ken Shamrock, Dan Severn e Kimo Leopoldo.
.
Para Hélio Gracie, nascido em Belém do Pará, no dia 1 de outubro de 1913, o jiu-jitsu era mais que um esporte, era um estilo de vida. Através do jiu-jitsu ele superou obstáculos físicos e provou para todos que nada é impossível, venceu suas limitações e seus adversários. E adotou hábitos de vida ideais para quem quer uma vida próspera e saudável. Ele dizia que “a doença entra pela boca.” Faleceu em Itaipava, no dia 29 de janeiro de 2009, com 95 anos bem vividos.
.
Outros Anciões Que Entraram Para A História Das Lutas nos Últimos Anos:
.
Carlson Gracie

(Mestre Carlson Gracie)

.

(Cercado por alguns de seus maiores campeões)

.
Filho primogênito de Carlos Gracie, Carlson foi um dos melhores lutadores de vale-tudo de sua época (vingou seu tio Hélio ao vencer Waldemar Santana) e criou a “Calrson Gracie Team”, um dos times mais fortes da história tanto no jiu-jitsu como no MMA. Do time sugiram campeões como Vitor Belfort, Murilo Bustamante, Zé Mário Sperry, Amaury Bitteiti, Carlão Barreto, Wallid Smail, Ricardo Libório e Ricardo De La Riva – este último é considerado um gênio do jiu-jitsu e formou faixas-pretas como o Oswaldo Rego, o “Wadinho” (criador do time Wado / De La Riva – Floripa, e idealizador do Floripa Fight e Sul Fight). Em 1999 alguns de seus campeões fundaram a potência Brazilian Top Team e fizeram história no extinto Pride, onde tinham uma rivalidade eletrizante contra a Chute-Boxe. Carlson Gracie nasceu em 12 de agosto de 1933 e faleceu aos 72 anos, no dia 1 de fevereiro de 2006 - vítima de parada cardíaca, após infecção generalizada provocada por cálculo renal, no hospital Lincoln Park, em Chicago, onde mantinha uma academia de Jiu-Jitsu.
.

Bob Shamrock

(Bob Shamrock com seu filho adotivo, Ken Shamrock)

.

(Ken - e posteriormente Frank - deixando o pai orgulhoso ao atuar com vitórias no UFC)

.

(Os irmãos Ken e Frank no desafio entre times, sob o olhar curioso de Marco Ruas)

.
Bob Shamrock é conhecido por criar o "Boys Shamrock Home", onde abriu a sua casa, em Oakland, Califórnia, para abrigar centenas de crianças necessitadas e/ou que tinham problemas com a Lei. E ele acreditava nos esportes (futebol, wrestling, beisebol e basquete) para que as crianças ocupassem seu tempo ocioso, canalizando suas energias e agressividade, além de desenvolverem a disciplina. Dois de seus “filhos”, Ken e Frank, lhe trouxeram muito orgulho ao se tornarem campeões e lendas do MMA – Ken chegou ao orfanato com 13 anos e, quando completou 18 anos em fevereiro de 1982, Bob legalmente o adotou. Ele chamava-se Ken Wayne Nance e mudou seu sobrenome para Ken Shamrock. Mais tarde, o irmão mais novo de Ken, Frank, também mudou seu sobrenome para Shamrock por respeito para o homem que tanto fez para ajudá-lo - Bob Shamrock faleceu aos 68 anos, no dia 14 de janeiro de 2010, na casa de Ken. Ele sofria de complicações causadas pelos Diabetes. Sem dúvida foi um grande homem.

.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jiu-jitsu
http://pt.wikipedia.org/wiki/Carlson_Gracie
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hélio_Gracie

http://www.fight2live.net/forum/showthread.php?t=18349

Nenhum comentário: